domingo, 15 de agosto de 2010

Aula ENEM - Região Nordeste - Parte 2


De couro era a porta das cabanas, o rude leito aplicado no chão duro, e mais tarde a cama para os partos; de couro todas as cordas, a borracha para carregar água, o mocó ou alforje para levar comida, a maca para guardar roupa, a mochila para milhar cavalo, a peia para prendê-lo em viagem, as bainhas de faca, as broacas e surrões, a roupa de entrar no mato, os banguês para curtume ou para apurar sal; para os açudes, o material de aterro era levado em couros puxados por juntas de bois que calcavam a terra com seu peso; em couro pisava-se tabaco para o nariz.

(ABREU, Capistrano de. "Capítulos de história colonial". Belo Horizonte: Itatiaia, 1978. p.153.)



O Nordeste brasileiro é vítima do descaso, do preconceito e da falta de compreensão, de boa parte dos brasileiros, para com os seus valores culturais, sociais e humanos. Aquilo que desconhecemos, alimenta nosso medo e este alimenta as injustiças.  A segunda parte desta aula apresenta uma introdução à cultura sertaneja e como nossa cultura erudita e popular tem no Nordeste o seu maior berço.

Um comentário:

  1. Professor... ontem foi um dia de coincidencias. Ia assistir só a primeira aula de literatura, pois na segunda (e ultima do dia) estaria em um enterro. Resolvi não ir ao enterro e na ultima aula só se falou em morte... mas se tivesse ido embora não ganharia a bonequinha sorridente que, agora, segura meus lembretes. É mole?
    Muito obrigada :)

    ResponderExcluir