quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Comentários sobre a Prova de Literatura A (MANHÃ) - Segunda ETAPA UFMG 2012


Identifique a relação intertextual que o segundo poema estabelece com o primeiro.
O processo que ocorre é de PARÓDIA, uma intertextualidade do poema de Bilac.

Justifique a sua resposta
A paródia é uma imitação cômica de uma composição literária, sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto. O sublime da conversa com as estrelas do original de Bilac é substituído pelo humor e a crítica na paródia de Aparício Torelly.


Sobre a passagem do O QUINZE, de Rachel de Queiroz, a obra faz parte do romance de 30, também chamado de romance regionalista. “O Quinze” chamou a atenção devido á forte influencia regionalista, pois destaca no obra o tema central os “sertões” que foi o local bastante idealizado durante a época do romantismo. 

O romance regionalista é um gênero da prosa romântica tipicamente brasileiro, completamente original. Isso se deve ao fato de não ter inspiração em modelos europeus, já que os cenários e enredos são basicamente inspirados em paisagens, costumes, valores e comportamentos típicos de pequenos proprietários de regiões brasileiras.

O romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, renovou a ficção regionalista. Possui cenas e episódios característicos da região, com a procissão de pedir chuva, são traços descritivos da condição do retirante. O sentido reivindicatório, entretanto não traz soluções prontas, preferindo apontar os males da região através de observação narrativa.

Os romances regionalistas consolidaram questões sociais bastante graves: a desigualdade social, a vida cruel dos retirantes, os resquícios de escravidão, o coronelismo, apoiado na posse das terras - todos problemas sociopolíticos que se sobreporiam ao lado pitoresco das várias regiões retratadas.

2 comentários:

  1. Nao coloquei a palavra parodia,mas descrevi as proximidades dos textos e a critica atribuida.Hum e agora e rezar pra comissao de correçao dar algum ponto.Snif,snif....

    ResponderExcluir
  2. oobbgg ajudo mmmttt msm!!!

    ResponderExcluir