Mostrando postagens com marcador Artigos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Artigos. Mostrar todas as postagens

domingo, 2 de janeiro de 2011

Desde os tempos da graduação


Uma crítica de uma crítica

Ontem foi a estréia do lendário professor de teoria da literatura I, digo lendário porque ele estava esperando tomar posse para dar aulas e ficamos três semanas a ver navios e sem saber se ele existia de verdade. Pois bem, em meio a uma produtiva discussão sobre o que seria literatura o, ainda jovem, professor soltou a infeliz declaração: "Não li Paulo Coelho e não gostei".

Digo infeliz por causa do julgamento de valor aplicado. Como julgar o que não se conhece ou que não tenha experimentado? Não quero defender Paulo Coelho. Costumo compará-lo aos carros populares. Não é requintado, mas cumpre a função para qual foi determinado. Com o tempo você tem condição de ter um carro melhor e vai trocando até ter o carro que todo mundo sonha.

Sou um consumidor voraz de leitura e Paulo Coelho já foi leitura que eu fiz. Não tenho vergonha de falar que gostei. Claro que não tem os itens que o consagraria como um clássico, mas ele tem um mérito que nenhum clássico conseguiu, fazer com que muitas pessoas descobrissem o gosto pela leitura.